Workshop de vidrados de média temperatura

Workshop de vidrados de média temperatura

A formulação de vidrados é uma das áreas mais complexas do trabalho em cerâmica. Desde logo, há que escolher uma receita. Há uma infinitude de fontes com fotos maravilhosas, livros e internet, que tornam a seleção difícil. E depois de testar a receita… o resultado é completamente diferente ☹ Diante deste cenário, surge a pergunta: como fazer?

O ponto de partida é uma ou mais receitas pré-existentes que se encontram por exemplo em livros. Estas receitas são testadas. Eventualmente ajustadas e novamente testadas, até se alcançar a solução desejada. Já os ajustamentos têm por base a análise e previsão de resultados facultada pela compreensão do papel dos óxidos e por ferramentas como a unity formula e os rácios.

Não existe apenas um método para aprender a fazer vidrados. O método que proponho é adequado à busca de soluções específicas de cor e/ou tipo de superfície. Como obter aquele roxo específico? Como obter aquele grau de transparência? Como identificar e resolver problemas?

Conteúdos

O que é o vidrado e qual a sua composição. § Receita e receita base. Como chegar a uma receita. Testando, ajustando e recriando receitas. § Matérias-primas e óxidos. § A análise dos óxidos através do Glazy.org ou do Insight-live do Digital Fire. § A Unity Molecular Formula (UMF) e os rácios na tomada de decisões. § Análise de casos práticos com vista à resolução de problemas específicos: crazing e pinholing. § Consistência de resultados. Fazendo medições e criando registos regulares. § Testes de vidrados.

Destinatários

Pessoas com alguma experiência de cerâmica que pretendam começar a desenvolver os seus próprios vidrados.

Número de participantes

1 ou 2

Duração

12 horas divididas em 3 sessões ao sábado (outros calendários sob consulta).

Horário

- 1º e 2º sábado: 10h-13h
- 3º sábado: 10h-12h30 e 14h30-17h

Recolha das placas de teste e feedback em data a acordar (1 hora).

Datas (2024)

- 16, 23 e 30 de março
- 13, 20 e 27 de abril
- Outras datas sob consulta.

Preço

270€

O que está incluído

Matérias-primas e cozedura.

O que trazer

Tablet, avental, máscara (KN95) e 10 placas de teste.

Onde

Casével, Santarém

Termos e condições

Em caso de desistência, desde que comunicada até 7 dias antes da data de início do workshop, será feita a devolução de 100% do valor pago. Se comunicada com menos de 7 dias relativamente à data de início será feita a devolução de 70% do valor pago. Em caso de desistência ou falta durante a formação, não será feito o reembolso de qualquer quantia paga.

Sobre a formadora

Comprar